|
GESTÃO & SUSTENTABILIDADE
Licenciamento ambiental
Estudo de Impacto Ambiental - EIA
Relatório de Impacto Ambiental - RIMA
Estudo de Impacto de Vizinhança EIV
Relatório Ambiental Prévio - RAP
Relatório Ambiental Simplificado RAS
Plano de Controle da Poluição Ambiental - PCPA/PCA
Estudo Ambiental, Relatório Ambiental e Plano Básico Ambiental - EA/RA/PBA
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos PGRS
Plano Diretor Municipal - PDM
Licenças prévias, de instalação e de operação
Planos de Regularização ambiental
Mapeamento e Geoprocessamento
Gestão Ambiental Empresarial
Estudo e Gestão de Áreas Verdes

Licenciamento Ambiental para empresas

Como sabemos, o Licenciamento Ambiental é obrigatório para empresas que possuem atividades de interação com o meio ambiente. Isso porque, quando estabelecido o contato entre a ação humana e o planeta, há o risco de impacto ambiental.

Dessa forma, obter essa licença é uma prática indispensável para uma atuação legal e sustentável. Mas, quais são as etapas deste procedimento? Qual sua importância e com qual empresa fazer? Continue com a leitura do artigo de hoje e tenha essa e outras dúvidas esclarecidas:

Licenciamento Ambiental para empresas

O Licenciamento Ambiental está previsto na Resolução Conama número 237/97, onde há a definição das regras necessárias para requerer tal licença. A responsabilidade de concessão da licença é dos órgãos ambientais estaduais e, dependendo da escala do empreendimento, do IBAMA.

Para que um empreendimento esteja apto a realizar suas operações de contato com o meio ambiente, é preciso que algumas etapas sejam realizadas. Cada uma delas visa analisar e avaliar possíveis consequências ambientais e se são, ou não, reversíveis.  Confira abaixo as fases do Licenciamento Ambiental: 

Fases do Licenciamento Ambiental 

1 - Licença Prévia

Na licença prévia, há o início do processo de obtenção da licença. Sendo assim uma das primeiras práticas exigidas são os Estudos Ambientais. Dessa forma, a empresa precisa possuir estudos como o RAP (Relatório Ambiental Preliminar) e o EIA (Estudo de Impacto Ambiental).

Como já citado anteriormente em um dos nossos conteúdos, esses estudos visam avaliar quais as possíveis consequências de um empreendimento ambiental. Diante dessa avaliação, são criadas estratégias para a prevenção ou minimização dessas consequências com foco em uma exploração mais consciente.

2 - Licença de Instalação

A segunda fase do Licenciamento Ambiental é obter a Licença de Instalação. Para que isso ocorra, é preciso que o empreendedor apresente, através de documentação, tudo o que irá ser instalado na área ambiental utilizada.

Para que essa licença seja concedida, é necessário que a documentação apresente todos os aspectos do empreendimento. Da mesma maneira, deve constar construtivos, como os sociais, ambientais e de risco. A partir da obtenção dessa licença, a empresa pode começar a construir sua estrutura na área ambiental. 

3 - Licença de Operação 

A terceira e última etapa realizada para obter o Licenciamento Ambiental é com foco na conquista da Licença de Operação. Sendo assim, essa fase visa detalhar todos os aspectos do empreendimento que será realizado. 

Para isso, são analisadas características operacionais como medidas de segurança e de controle ambiental que serão tomadas ao longo do empreendimento. Somente após a obtenção dessa licença que o empreendimento poderá começar suas atividades. 

A DETZEL auxilia sua empresa durante o Licenciamento Ambiental 

Com sede em Curitiba, a DETZEL é uma empresa especializada em serviços de Gestão Ambiental. Somos especialistas em regularidade ambiental, ou seja, atuamos com expertise em licenciamentos ambientais para indústrias e empresas privadas.

Atendemos indústrias de transformação, manufatura e energia através de um trabalho de excelência construído ao longo dos anos. Sendo assim, focamos na elaboração de estudos técnicos com o objetivo de colocar sua empresa em conformidade ambiental. 

A DETZEL também é especialista na elaboração de planos estratégicos de controle de impactos ambientais. Em outras palavras, através do Estudo de Impacto Ambiental. Conseguimos antecipar ações e práticas que auxiliem na prevenção, ou em casos mais complexos, minimização dos impactos sobre o planeta. 

Dessa forma, ajudamos sua empresa a ficar em conformidade com as leis ambientais. O que, como sabemos, auxilia na melhoria da imagem de sua organização perante o ponto de vista social. 

Isso porque, uma empresa preocupada com ações de conservação, possui uma imagem mais positiva para a sociedade, bem como para demais organizações que atuam com foco em ESG. 

Em outras palavras, contar com um serviço de Gestão Ambiental durante e depois de obter o Licenciamento Ambiental só tem a agregar em sua marca. Quer saber mais sobre como a DETZEL construiu seu legado durante seus quase 20 anos de mercado? Para isso, confira nossos cases de sucesso.

Leia também: Consultoria e assessoria ambiental para empresas privadas

Gostou? Compartilhe este artigo!

Tags:

Artigos relacionados

fique por dentro das novidades!
cadastre seu e-mail em nossa newsletter

phone-handsetlinkarrow-right linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram